terça-feira, 8 de março de 2011

Carta de Lisboa I

Aqui chove e está frio.
Tal como o tempo, Portugal está muito cinzento.
Somos um país com uma democracia muito recente, onde o poder ainda não aprendeu que se deve auto-regular.
Continuamos a ser muito «salazarentos». Gostamos da democracia enquanto ideia, mas desprezamos a critica. Temos uma geração bem preparada, e desprezamos a sua preparação.
Sabes Lis, depois da revolução (ou golpe de estado) do 25 de Abril de 1974, os estudantes nas Universidades passavam de ano, após votações revolucionárias de braço no ar. Eram estes os exames finais.
Esta geração tão «bem preparada», é a que governa este país. E já duvida da competencia dos jovens que entretanto acabaram os seus cursos.
Falta pouco para que digam que é por causa de Bolonha, que Portugal está endividado, que tem sido mal governado, e que se está a tornar inviável.
Sabes Lis, em Portugal está frio, chove e o tempo está triste...

3 comentários:

  1. É um facto incontornável o cinzentismo do povo português!

    Antes do 25 de Abril de 1974 dizia-se que Portugal era regido pelos "3 F's" = Futebol, Fado e Fátima.

    Quanto ao Futebol nada a comentar... palavras para quê... continua a ser, e sempre será, o 'Desporto Rei' \o/

    Em relação ao Fado... só o facto de ser uma palavra muito nossa que não encontra tradução em nenhuma outra lingua, falaria por si só mas, a verdade é que, os portugueses são mesmo muito Fado... do resignar-se ao seu destino!

    E o Fátima envolve todo o lado beato e crente da religião.

    Hoje, a meu ver, Portugal continua a ser um país de 3 F's:

    F = Futebol
    F = Filhos da P*
    F = Fui

    Um país cujo único alento que encontra é nas vitórias do seu clube...

    Um país comandado por uma cambada de Filhos da P* (e aqui a brejeirice aplica-se no sentido de que temos a classe politica mais corrupta de todos os tempos: à esquerda, ao centro e à direita... sem qq distinção)

    E um país do 'Fui'... do deixa andar... do critica mas nada faz para mudar... do 'olhar para o seu próprio umbigo'...

    Hoje, olho para o povo tuga e não me revejo!

    E sim, eu pertenço há tal geração 'bem preparada'!

    Não me revejo porque o profetismo da desgraça impera e eu sou uma pessoa optimista por natureza!

    Eu sei... eu sei... que vivemos tempos muitos dificeis! Tempos de uma crise que não há memória!

    Mas tb. sei que a palavra 'Liberdade' eu só a ouvi a primeira vez no dia 25 de Abril de 1974, tinha eu 10 anos.

    A partir desse dia muitas outras palavras entraram no meu vocabulário... palavras que eu nunca tinha ouvido e muito menos sabia o que significavam... palavras como: fascismo,ditadura, opressão, PIDE, Lápis Azul (Censura), Manifestação, Revolução, etc... etc...

    Tens toda a razão, João, quando dizes que em Portugal está frio, chove e o tempo está triste

    MAS

    esqueces-te-te de dizer também que Lisboa é a cidade Luz, do Norte se produz calçado, vestuário e móveis para todo o mundo, do Alentejo sai azeites e cortiça premiados e no Algarve as nossas praias maravilham os turistas...

    esqueces-te-te também de dizer que temos os Pastéis de Belém (Lisset vai um?!), o caldo verde, os enchidos e os queijos, o bacalhau, o cozido à portuguesa...

    e esqueces-te-te de dizer igualmente que somos um povo hospitaleiro...

    um povo que recebe uma cubanita, que (mal ou bem) cria condições para que ela tire um curso superior e que depois não a quer deixar partir para outros vôos...

    e não quer porque ELA já lhe pertence!

    Sim Lisset... podemos ser cinzentos, profetas da desgraça, salazarentos mas também o somos alegres, comilões, foliões e quando gostamos de alguém... sendo esse alguém um 'forasteiro'... abraçamo-o como sendo nosso e já não o queremos ver partir!

    Os tugas têm esta capacidade camaliónica supreendente... e eu, deste lado, com o meu optimismo acredito que em breve o sol brilhará de novo em Portugal :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Lokas

    Eu sou um optimista consciente. Um blogue é como disse a Lis, um sitio onde nós vamos continuando as conversas que ficaram interrompidas. E as conversas são sempre verbalizações de estados de alma.
    Eu também acredito no sol, e em Portugal. Mas hoje, continuava cinzento, e à pouco quando vim para casa chuviscava...
    Obrigado pelo teu comentário

    ResponderEliminar
  3. Enviado pela LISSET


    Eu entendo, ate acho que se pode ser tudo isso ao mesmo tempo, sou muito critica da frase portuguesa "vai-se andando" mas ao mesmo tempo aprendi a gostar da maneira como os portugueses se devirtem e ate ja acho exagerada a euforia constante de alguns povos latinos.

    ResponderEliminar